Saturday, October 20, 2007

Sobre a carteira de motorista

A pouco mais de um mes tirei a minha carteira de motorista Australiana. O processo e' muito simples e quando vc termina a carteira e' emitida em menos de 15 minutos. Coisa que me chamou atencao aqui e' a importancia que eles dao para as rotatorias ("roundabouts" em ingles) e para as situacoes onde vc deve dar passagem/preferencial. Das trinta questoes toericas, 10 sao sobre esses dois assuntos e vc so' pode errar uma dessa questoes, o que e' muito justo, pq aqui ha' MUITAS "roundabouts" e a coisa funciona muito bem com as pessoas respeitando a sua vez de entrar e etc. Fiquei tentando me lembrar de quantas rotatorias eu vi no Brasil (da para contar nos dedos) e cheguei a conclusao que as coisas estao no seu mais devido lugar, pq no Brasil ninguem respeita o outro mesmo, o que torna uma rotatoria um luxo desnecessario.

Outra coisa interessante e' que eu nao fiz nenhum exame de vista. Quando vc passa no exame teorico vc preenche um formulario dizendo se vc tem algum problema de vista ou nao e eles acreditam em vc, outra coisa impensavel no Brasil.

A prova pratica transcorreu bem. Eu estava nervoso pois a carteira e' muito importante no meu trabalho. Como eu tenho que ir para a obra varias vezes por semana, sem a carteira o negocio iria ficar impossivel. Eu cometi tres erros no total. Dois deles foram em relacao ao chamado "U-turn" e o outro foi pq eu esqueci de indicar seta quando estava saindo com o carro parado em uma ladeira. Como eu estava usando um carro emprestado eu estava preucupado em nao deixar o carro "morrer" e esqueci de indicar seta....

No final do teste eu perguntei pro examinador o resultado e ele disse "pretty dreadful, but you've passed", ou seja, "bastante ruim, mas vc passou". Anyway, o que importa que eu ja' estou com minha carteira de motorista.