Sunday, September 10, 2006

DIARIO DE BORDO - O INICIO

Em meados de 2000 uma ideia comecou a martelar nossas cabecas: Morar em outro pais. Um pais melhor para se viver e ter filhos. Com essa ideia em mente comecamos nossa busca por um pais de primeiro mundo que aceitasse imigrantes legalmente e onde pudessemos exercer nossa profissao de engenheiros civis.

Inicialmente pensamos no Canada, pais que 'exploramos' em uma viagem em 2004 e que adoramos! Comecamos a fazer o 'dever de casa', pesquisamos sobre a cultura, o processo de imigracao, de reconhecimento de diploma quando no final de 2004 um amigo nosso nos falou da Australia e depois de comparar os processos, pesar pros e contras de cada pais e etc. nos decidimos pela Australia (mesmo sem ter nunca pisado em terras australianas).

Dois pontos pesaram mais que os outros: o clima (mais parecido com o nosso) e a etapa de reconhecimento da profissao. No processo australiano o reconhecimento e a primeira etapa (sendo reconhecido o processo vai adiante) enquanto que no Canada voce pode ser aceito para imigrar e nao necessariamente ter seu diploma reconhecido.

Em setembro de 2005 comecamos o processo e em agosto de 2006 fomos aceitos. No momento estamos naquela fase de 'arrumar as malas', com muita coisa para fazer e tambem com muitas duvidas.

Pode ser que a Australia nao seja aquilo que imaginamos e que venhamos a voltar ao Brasil, nesse caso teremos conhecido outro pais, outra cultura, melhorado nosso ingles e curtido essa aventura que esta para comecar. Caso a Australia seja aquilo que queremos de um pais (mais seguro, mais estavel economicamente e politicamente, etc) e consigamos nos adaptar em nossa profissao e socialmente, entao teremos concretizado nosso sonho. Seja de uma forma ou de outra teremos ganhado muito. O que acreditamos e que nao da para 'sonhar' e nao tentar concretizar o sonho.